quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Padroados das Igrejas da Diocese de Aveiro

   Um qualquer trabalho de investigação sobre a história, e em particular a história de arte, das igrejas paroquiais da Diocese de Aveiro, apenas se fará com exactidão consultando os Arquivos dos Padroados correspondentes a cada uma destas Igrejas.

   O Padroado foi criado através de um tratado entre a Igreja Católica e os Reinos de Portugal e de Espanha. A Igreja delegava aos monarcas destes reinos ibéricos a administração e organização da Igreja Católica em seus domínios. O rei mandava construir igrejas, nomeava os padres e os bispos, sendo estes depois aprovados pelo Papa.
   Assim, a estrutura do Reino de Portugal e de Espanha tinha não só uma dimensão político-administrativa, mas também religiosa. Com a criação do Padroado, muitas das atividades características da Igreja Católica eram, na verdade, funções do poder político. Particularmente a Inquisição, que nos Impérios Ibéricos funcionou mais como uma polícia do que a sua função inicial religiosa.
   Pelo breve papal 24 de Março de 1775 o rei ficou com o direito de padroado da Diocese de Aveiro, instituída pelo Papa Clemente XIV, com a publicação do breve Militantis Ecclesiae gubernacula, de 12 de Abril de 1774, depois de Dom José I ter feito diligências nesse sentido. O seu território ficava desta forma destacado da Diocese de Coimbra, do Porto e de Viseu e sufragâneo da Arquidiocese de Braga.
   O Padroado em Portugal foi muito alterado ao longo dos tempos, mas os seus últimos vestígios foram suprimidos com o Concílio Vaticano II. 
   Sabe-se que era obrigação de cada um dos padroados das igrejas, gestores dos edifícios e rendimentos de cada abadia, reitoria, priorado ou curato, prover e zelar pelas obras de restauro dos edifícios, campanhas de renovação retabular, paramentar e apetrechar de alfaias litúrgicas.
   Logo, toda a documentação adstrita a estas matérias teria de ser anotada em cada um dos cartórios correspondentes. 
   Hoje dispersos por vários Arquivos, públicos e privados esta documentação é uma mais valia para um completo estudo dos edifícios e objectos de culto das 101 que compõem na atualidade as Paróquias da Diocese de Aveiro.

AVEIRO

1.Aradas (São Pedro) – curato / Frades do Convento de Santo Agostinho da Serra do Pilar
A antiga freguesia de São Pedro de Aradas era vigararia da apresentação do Convento dos Cónegos regrantes de Santo Agostinho da Serra do Pilar. Até 1509 foi do Mosteiro de Frades de Santa Cruz de Coimbra passando por escambo para os crúzios do Mosteiro de São Salvador de Grijó. Em 1564 o património de Grijó foi repartido com o Convento de Santo Agostinho da Serra do Pilar de Vila Nova de Gaia ficando este com o couto de Aradas. Fazemos notar que a Matriz de São Pedro Fins de Aradas era um templo coincidente em termos de antiguidade com a Matriz de São Miguel de Aveiro, com referências desde o séc. XI. Situado junto da Quinta da Boavista, hoje limite da Universidade de Aveiro, com fachada para o esteiro de São Pedro e ponte de ligação com o lugar de Verdemilho. Esta vasta Igreja foi demolida em 1844, quando se construiu nova Matriz no sítio do Outeirinho. Gerida pelos Cónegos de Santo Agostinho da Serra do Pilar de Vila Nova de Gaia guardava uma importante relíquia das cadeias de São Pedro cuja tradição diz ser a que no ano 969 foi oferecida pelo Papa João XIII. A conservação, ornamentos e paramentos da capela-mor e da sacristia eram da responsabilidade do referido Mosteiro. Teve foral dado pelo Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em 1181. Toda a documentação sobre a Igreja encontra-se no Arquivo Distrital do Porto no fundo do Convento de Santo Agostinho da Serra de Vila Nova de Gaia. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo, inclusa na de Aveiro, de 30 de Abril de 1758. Tem Centro Comunitário Paroquial de Assistência e Formação de São Pedro de Aradas, instituído em 1977-07-01. Tem o agrupamento de Escuteiros 1157, tendo como Patrono São Pedro. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1690.

2.Cacia (São Julião e Santa Basilissa) - vigararia/ Freiras do Convento de Lorvão
A antiga freguesia de São Julião de Cacia era vigararia da apresentação do Mosteiro de Lorvão, no termo de Esgueira. Em 1751 era da comarca de Esgueira, Bispado de Coimbra. Tem documentação no Arquivo da Universidade de Coimbra no fundo do Convento de Santa Maria de Lorvão e no fundo da Comenda de Cacia. Em 1839 era do concelho de Esgueira e comarca de Aveiro. Em 1852 concelho e comarca de Aveiro. Tem Centro Social Paroquial de Cacia instituído em 1955-11-30. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1954-07-30. Tem Conferência de São Vicente de Paulo. Tem o agrupamento de Escuteiros 779, tendo como Patrono São Julião e Santa Basilissa. Parte do Arquivo Paroquial encontra-se à guarda da Junta de Freguesia de Cacia. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1648.

3.Eirol (Santa Eulália) - curato/ Frades do Convento de Grijó
A paróquia de Eirol era inicialmente da apresentação do Mosteiro de São Salvador de Grijó e após a sua extinção passou para o Convento de Mafra, que apresentava o pároco, pelo que tem documentação no Arquivo Distrital do Porto no fundo do Convento de São Salvador de Grijó. Pertenceu ao antigo concelho de Eixo, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853 e passou para o de Aveiro por este mesmo decreto.Teve foral a 20 de Março de 1516 dado por Dom Manuel I. Tem Centro Social Paroquial de Santo Eulália de Eirol, instituído em 1995-04-21. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1811.

4.Eixo (Santo Isidoro) - vigararia/ Casa de Bragança
A antiga freguesia de Santo Isidoro da antiga vila de Eixo era vigararia da apresentação da Casa de Bragança, na antiga comarca de Esgueira. Foi a partir do território de Eixo que no séc. XIX se criou a paróquia da Oliveirinha. Tem documentação associada na Torre do Tombo no fundo da Casa de Bragança de 1517 a 1552 e no Arquivo Histórico da Casa de Bragança, arquivo particular em Vila Viçosa. Tem foral dado por Dom Manuel em Lisboa a 2 de Junho de 1516. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1953-11-27. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1590.

5.Esgueira (Santo André) – priorado / Freiras do Convento de Lorvão
A antiga freguesia de Santo André da antiga vila de Esgueira era vigararia da apresentação do Mosteiro de Lorvão. Dom Manuel deu-lhe foral em Lisboa a 8 de Junho de 1515. Tem Centro Social Paroquial de Santo André de Esgueira, instituído em 1993-01-07 Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 23.04.1967. Tem o agrupamento de Escuteiros 136 e tendo como Patrono São Francisco de Assis Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1594.

6.Glória – Sé (Virgem da Glória) – priorado / Ordem de Avis
A paróquia foi instituída em 1835-10-13, sucedendo à secular freguesia de São Miguel de Aveiro, colegiada e priorado da Ordem de Avis. Por alvará de 11 de Outubro de 1835 constituir-se-iam duas freguesias na cidade de Aveiro. Ao sul do canal central da ria é criada a de Nossa Senhora da Glória que anexou as freguesias de São Miguel e Espírito Santo. Pertence-lhe a sé catedral da Diocese, inicialmente instalada na igreja do extinto e demolido Recolhimento de São Bernardino e actualmente na igreja do extinto Convento de São Domingos de Aveiro.Tem foral velho de 1342 e foral dado por Dom Manuel de 1515-08-04Tem Misericórdia fundada em 1519-12-11, pelo compromisso da Misericórdia de Lisboa de 1498. Tem Creche, Jardim-de-infância e A.T.L. em Aveiro; Centro de Dia, Lar de Idosos, apoio domiciliário e Casa-Abrigo na Oliveirinha. Tem duas Conferências de São Vicente de Paulo. Tem em Vilar Conferência de São Vicente de Paulo, instituida em 1956 Em Vilar tem o agrupamento de Escuteiros 794, tendo como Patrono Santo Amaro. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1957-10-18. Tem o agrupamento de Escuteiros 191, Patrono Santa Joana Princesa. Parte da documentação sobre a Igreja e colegiada de São Miguel de Aveiro encontra-se na Torre do Tombo no fundo da Ordem de Avis e Convento de São Bento de Avis com datas extremas entre 1215 a 1837, assim como a informação ou memória paroquial de 30 de Abril de 1758Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1860 para a nova freguesia, e para a extinta freguesia de São Miguel de Aveiro desde 1562 e extinta freguesia do Espírito Santo de Aveiro desde 1589.

7. Nossa Senhora de Fátima (Virgem de Fátima)
A paróquia foi instituída em 1960-08-13, desmembrada da paróquia de Oliveirinha do Vouga. Tem Centro Social Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, instituído em 1986-10-29. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

8. Oliveirinha do Vouga (Santo António)
A paróquia foi instituída em 1849-05-02. Pertenceu ao antigo concelho de Eixo, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853 pelo qual passou ao de Aveiro. Existem Tombos sobre Oliveirinha no Arquivo da Universidade de Coimbra no fundo da Universidade de Coimbra. Tem Centro Paroquial Social de Oliveirinha do Vouga, instituído em 1986-03-14. Parte do Arquivo Paroquial encontra-se à guarda da Junta de Freguesia de Oliveirinha. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1849.

9. Requeixo (São Paio) – priorado / Casa de Bragança
Foi priorado da apresentação da Casa de Bragança, a antiga freguesia de São Paio de Requeixo. Em 1839 pertencia ao concelho de Eixo, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou para o de Aveiro. Dom Manuel deu-lhe foral, em Lisboa, a 2 de Junho de 1516. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1668.

10. Santa Joana (Santa Joana Princesa)
A paróquia foi instituída em 1969-11-11. Tem o agrupamento de Escuteiros 319, tendo como Patrono Santa Joana Princesa. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

11. São Bernardo (São Bernardo)
A paróquia foi instituída em 1955-07-04. Tem a Fundação Padre Félix, instituída em 1989-04-07. Tem Centro Paroquial de São Bernardo, instituído em 1971-11-12. Tem o agrupamento de Escuteiros 1088, tem como Patrono São Bernardo. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

12. São Jacinto (Virgem das Areias)
A paróquia foi instituída em 1953-02-03, desmembrada da paróquia da Vera Cruz de Aveiro. Anteriormente este território pertencia ao Concelho de Ovar. Tem Centro Social Paroquial de São Jacinto, instituído em 1988-03-01.Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1956-09-19. Tem o agrupamento de Escuteiros 692, tem como Patrono Gil Eanes. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

13. Vera-Cruz (Virgem da Apresentação) – vigararia / Ordem de Avis
A paróquia foi instituída em 1835-10-13, sucedendo à secular freguesia de São Miguel de Aveiro, priorado da Ordem de Avis. Por alvará de 11 de Outubro de 1835 constituir-se-iam duas freguesias na cidade de Aveiro, das quatro existentes, a da Vera Cruz e a da Glória. Ao norte do canal da ria é restabelecida a da Vera Cruz que anexou a antiga freguesia da Apresentação, criadas em 1572-07-10. A actual igreja paroquial, igreja de Nossa Senhora da Apresentação era matriz da mesma freguesia, filial anexa da de São Miguel de Aveiro. A matriz da Vera Cruz, templo vasto foi demolida na década de 40 de 1900. Tem Centro Social Paroquial da Vera Cruz, instituído em 1972-02-01. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1969-03-11. Tem o agrupamento de Escuteiros 283, tendo como Patrono São Gonçalo. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1572, e para a extinta freguesia de Nossa Senhora da Apresentação desde 1765.

ÍLHAVO
1.Costa Nova do Prado (Virgem da Saúde)
A paróquia foi instituída em 1989-07-16. Foi criada a partir de área da paróquia da Gafanha da Encarnação. Tem o agrupamento de escuteiros marítimos 878, tendo como patrono Arrais Gabriel Ançã. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

2.Gafanha do Carmo (Virgem do Carmo)
A paróquia foi instituída em 1957-11-06. Foi criada a partir de área da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Tem o agrupamento de escuteiros 531, tendo como patrono Nossa Senhora do Carmo. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

3.Gafanha da Encarnação (Virgem da Encarnação)
A paróquia foi instituída em 1928-05-03. Foi criada a partir de área da paróquia de São Salvador de Ílhavo. Tem Centro Social Paroquial da Gafanha da Encarnação instituído em 1987-06-25. Tem o agrupamento de escuteiros 1024, tendo como patrono Nossa Senhora da Encarnação. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

4.Gafanha da Nazaré (Virgem da Nazaré)
A paróquia foi instituída em 1910-09-10, separada da freguesia de São Salvador de Ílhavo. Tem Conferência de São Vicente de Paulo, instituída em 1953-02-00. Tem Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Nazaré instituído em 1986-12-23. Tem a Fundação Prior Sardo instituída em 1993-10-31. Tem o agrupamento de Escuteiros 588 tendo como patrono D. José de Lencastre.Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

5.Praia da Barra (Sagrada Família)
A paróquia foi instituída em 1957-11-06. Foi criada a partir de área da paróquia da Gafanha da Nanaré. Tem o agrupamento de escuteiros 531, tendo como patrono Nossa Senhora do Carmo. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

6.São Salvador de Ílhavo (São Salvador) – priorado / Coroa e Almadas
A secular freguesia de São Salvador de Ílhavo era priorado de apresentação  do pároco dos Condes de Carvalhais passando no início do século XVIII a ser do Padroado real. Teve foral novo dado por Dom Manuel I, em Lisboa, a 8 de Março de 1514, assim como foral dado ao lugar da Ermida, antigo couto. Em 1755 aparece na comarca de Esgueira e em 1839 na comarca de Aveiro. A apresentação  Obras, ornamentos e paramentos da capela-mor e da sacristia era da responsabilidade do pároco. Tem Misericórdia fundada em 1919 com centro de radiologia e fisioterapia e centros infantis. Tem Centro Paroquial de Assistência e Formação D. Manuel Trindade Salgueiro, instituído em 1956-09-15. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1956-09-09. Tem o agrupamento de Escuteiros 189 e tem como Patrono Nossa Senhora do Rosário. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1618.

VAGOS
1.Calvão (Sagrado Coração de Jesus)
A paróquia foi instituída em 1927-06-11, desmembrada de Vagos. Tem Centro Social Paroquial de Calvão, instituído em 1986-03-27. Tem o agrupamento de Escuteiros 850, tendo como Patrono São Pedro. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

2.Covão do Lobo (São Salvador) – curato / Frades do Convento de Santa Cruz de Coimbra
O Cura da paróquia de Covão do Lobo era da apresentação do Vigário da paróquia de São Tomé de Mira, por sua vez dependente do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Competia à igreja de Santa Cruz de Coimbra a conservação da capela-mor e sacristia, bem como os seus ornatos e paramentaria. Em 1840 pertencia ao concelho de Vagos, passou a fazer parte do concelho de Mira pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853; foi anexada novamente ao concelho de Vagos pelo decreto de 24 de Outubro de 1855. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1707.

3.Fonte de Angeão (Virgem do Livramento)
A paróquia foi instituída em 1945-09-12. Foi criada a partir de área da paróquia de Covão do Lobo. Tem Centro Social Paroquial de Fonte de Angeão instituído em 1966-05-04. Tem o agrupamento de Escuteiros 826, tendo como Patrono Nossa Senhora do Livramento. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

4.Gafanha da Boa-Hora (Virgem da Boa-Hora)
A paróquia foi instituída em 1948-02-02. Foi criada a partir de área da paróquia de Vagos. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial  a partir da data da criação da paróquia.

5.Ouca (São Martinho)
A paróquia foi instituída em 1956-06-08. Esta paróquia foi criada a partir da área da paróquia de Soza. Tem Centro Social e Bem-Estar de Ouca, instituído em 1980-02-27. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

6.Ponte de Vagos (Virgem da Luz)
A paróquia foi instituída em 1961-12-11. Foi criada a partir da área da paróquia de Vagos. Tem o agrupamento de Escuteiros 851, tendo como Patrono Nossa Senhora da Luz. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

7.Santa Catarina (Santa Catarina)
A paróquia foi instituída em 1987-11-25, desmembrada de Covão do Lobo. Tem o agrupamento de Escuteiros 911, tendo como Patrono Santa Catarina. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

8.Santo André de Vagos (Santo André)
A paróquia foi instituida em 1956-06-29 e a freguesia só obteve a sua autonomia administrativa 1985-10-04. A freguesia é constituída pelos lugares de Ervedal, Sanchequias, Santo André, São Romão, Vergas e Vigia. D. Sancho I outorgou foral a São Romão em Janeiro de 1212. O senhorio da povoação foi entregue a João Fernandes e sua esposa Marinha Moniz. Seguidamente, a posse seria de Fernando Anes passando posteriormente a pertencer aos Crúzios do Mosteiro de Grijó. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

9.Santo António de Vagos (Santo António)

10. Soza (São Miguel) – reitoria / Coroa e Duque de Lafões
O pároco de Soza tinha a denominação de reitor e era da apresentação do Duque de Lafões. A Igreja da Mamarrosa era anexa desta reitoria. As actuais paróquias da Palhaça e de Ouça foram criadas partir desta de Soza. Teve foral, dado por Dom Manuel I, em Lisboa, a 17 de Fevereiro de 1514. A freguesia de São Miguel de Soza fazia parte da antiga comarca de Esgueira, era vigararia da apresentação do Bispo de Coimbra. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1619.

11. Vagos (São Tiago) – curato / Frades do Mosteiro de São Marcos de São Jerónimo de Coimbra
O Pároco era da apresentação do Abade do real Mosteiro de São Marcos da Congregação de S. Jerónimo (Coimbra). Tem documentação no Arquivo da Universidade de Coimbra no fundo da Comenda de Vagos, e no fundo do Mosteiro de São Marcos de Coimbra. Tem documentação na Torre do Tombo no fundo do Mosteiro de São Marcos de Coimbra e no fundo da Casa de Aveiras e VagosDesta paróquia desmembraram-se e criaram-se novas paróquias; Calvão, Santo André, Gafanha da Boa Hora, Santo António e Ponte de Vagos. Pertenceu à comarca de Esgueira de que foram donatários os Condes de Aveiro, depois Marqueses de Vagos. Teve foral a 12 de Agosto de 1514. Tem Misericórdia fundada em 1939-01-16 embora com referência a Hospital e Casa de Misericórdia desde 1658, com Jardim-de-infância e Centro de Dia de Idosos. Tem fraternidade dominicana. Tem o agrupamento de Escuteiros 822, tendo como Patrono Nossa Senhora de Vagos. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1624.

ESTARREJA

1.Avanca (Santa Marinha) – reitoria e comenda/ Coroa e Ordem de Cristo
A antiga freguesia de Santa Marinha de Avanca era reitoria da apresentação do ordinário e comenda da Ordem de Cristo, do qual em 1708 era comendador Tristão de Mendonça, da Honra de Tonce da nobilíssima Casa da Barca. Tem documentação na Torre do Tombo no fundo da Ordem de Cristo e Convento de Tomar. Tem Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avança, instituída em 1981-11-26. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo, de 1 de Maio de 1758. Tem fraternidade dominicana. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1971-07-09. Tem o agrupamento de Escuteiros 402, tendo como Patrono Santa Marinha. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1586.

2.Beduído (São Tiago) – reitoria / Freiras do Mosteiro de Arouca e Casa de Angeja
A antiga freguesia de São Tiago de Beduído era reitoria da comenda da Ordem de Cristo no antigo concelho de Estarreja. A freguesia dividia-se antigamente em duas partes: a primeira compreendia a vila de Estarreja e pertenceu ao bispado do Porto e era do Mosteiro de Arouca; a segunda, composta dos lugares de Sandais, São Tiago, Areosa, Souto, Devesa e Baneiros pertenceu ao bispado de Coimbra e era da Casa de Angeja. Conflito que se arrastou ao longo do século XVII entre as freiras de Arouca que se arrogavam senhoras e a Coroa que havia feito doação ao Conde de São Tiago de Beduído. Tem documentação no Arquivo da Universidade de Coimbra no fundo da Universidade. Tem a fundação Cónego Filipe de Figueiredo, instituída em 2004-11-27. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1612.

3.Canelas (São Tomé) – curato / Freiras do Convento de Jesus de Aveiro
A paróquia de Canelas pertencia ao convento de Jesus de Aveiro, fazendo a apresentação do pároco o reitor da igreja de Fermelã. Mais tarde passou a reitoria sendo donatário o Marques de Angeja. Pertenceu ao antigo concelho de Angeja. Extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853 e pelo qual passou a fazer parte de Estarreja. Em 1839 aparece na comarca de Pinheiro da Bemposta; em 1852 no concelho de Angeja e comarca de Águeda; em 1878 era julgado de Salreu. Teve foral a 15 de Agosto de 1514, dado por D. Manuel. Tem documentação no Arquivo da Universidade de Coimbra no fundo do Convento de Jesus de Aveiro. Tem Centro Social Paroquial de São Tomé de Canelas, instituído em 1987-11-10. Tem o agrupamento de Escuteiros 530, tendo como Patrono S. Tomé. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1673.

4.Fermelã (São Miguel) – priorado / Freiras do Convento de Jesus de Aveiro
A freguesia de Fermelã era do convento de Jesus de Aveiro e tinha como anexa a igreja de Canelas. Pertenceu ao antigo concelho de Angeja extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853 e passou para o de Estarreja por este mesmo decreto. As freiras dominicanas, do Convento de Jesus de Aveiro, apresentavam o reitor. Tem documentação no Arquivo da Universidade de Coimbra no fundo do Convento de Jesus de Aveiro. Teve foral a 15 de Agosto de 1514. Tem Centro Social Paroquial de S Miguel de Fermelã, instituído em 1982-06-11. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1580.

5.Pardilhó (São Pedro) – curato / Reitor de Avanca
A antiga freguesia de São Pedro de Pardilhó era curato anexo à reitoria de Santa Maria da Feira, no termo da vila da Feira. Tem fraternidade dominicana. Tem Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó, instituído em 1962-04-30. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1640.

6.Salreu (São Martinho) – priorado / Freiras do Convento de Lorvão
A antiga freguesia de São Martinho de Salreu, no termo da vila da Bemposta, era priorado da apresentação do Mosteiro de Lorvão. Em 1839 pertencia ao concelho de Pinheiro da Bemposta e em 1852 ao de Estarreja. Tem o agrupamento de Escuteiros 481, tendo como Patrono São Martinho. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1755.

7.Veiros (São Bartolomeu) – curato / Reitor de Beduido
A antiga freguesia de São Bartolomeu de Veiros, no termo da vila de Estarreja foi curato anexo à reitoria de Santiago de Beduído. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1613.

MURTOSA

1.Bunheiro (São Mateus) – curato / Comenda de Santa Marinha de Avanca, Reitor de Avanca
Pertencia ao concelho de Estarreja e passou ao concelho da Murtosa pelo decreto de 29 de Outubro de 1926 que criou este concelho. A antiga freguesia de São Mateus do Bunheiro era curato anexo à freguesia de Avanca no termo e antiga comarca da Feira, passando mais tarde a reitoria independente. Tem Misericórdia fundada em 1933-10-31. Tem Centro Social Paroquial do Bunheiro com instituição em 10.03.1997 de valências de Lar de Idosos e jardim-de-infância e complexo social. Tem fraternidade dominicana. Tem o agrupamento de Escuteiros 233, tendo como Patrono São Tiago. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1635.
2.Monte (Santo António)
A paróquia foi instituída em 1932-02-20, desmembrada da Murtosa pelo bispo do Porto. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

3.Murtosa (Virgem da Natividade) – curato / Reitor de Beduido
A antiga freguesia de Santa Maria de Murtosa era curato anexo à reitoria de Santiago de Beduído, no termo da vila de Estarreja. Passou depois a freguesia independente com o título de reitoria. Tem Misericórdia fundada em 1896-03-26. Tem um Infantário e o Patronato de S. José. Tem Centro Social Paroquial de Santa Maria da Murtosa, instituído em 1955-02-14. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1955-02-14. Tem o agrupamento de Escuteiros 190, tendo como Patrono Beato Nuno Alvares Pereira. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1667.
4.Pardelhas (São Lourenço)
A paróquia foi instituída em 1939-10-27. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.
5.Torreira (São Paio)
A paróquia foi instituída em 1928-10-23, desmembrada do Bunheiro pelo bispo do Porto. Tem o agrupamento de Escuteiros 824, tendo como Patrono João Afonso de Aveiro. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia

ALBERGARIA-A-VELHA

1.Albergaria-a-Velha (Santa Cruz) – curato / Freiras do Convento de Jesus de Aveiro
A antiga freguesia de Santa Cruz de Albergaria era curato da apresentação da Igreja de Vale Maior dependente do Convento de Jesus de Aveiro, passando mais tarde a reitoria. Deu-lhe o nome uma albergaria fundada pela rainha Dona Teresa, mulher do conde Dom Henrique, por volta de 1120. Tem Informação ou Memória Paroquial na Torre do Tombo de 15 de Abril de 1758. Tem Misericórdia fundada em 1923-05-05, com lar de idosos. Tem Centro Social Paroquial de Albergaria-a-Velha, instituído em 1983-04-11. Tem o agrupamento de Escuteiros 838, tendo como Patrono Nossa Senhora do Socorro. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1602.

2.Alquerubim (Santa Marinha) – priorado / Roma e Bispo, Universidade de Coimbra
A antiga freguesia de Santa Marinha de Alquerubim era priorado da apresentação alternada do Pontífice e do Bispo conforme indica o Relatório do Pároco de 1758. Era termo da antiga vila de Paus e era sua donatária a Casa de Bragança. Segundo Viterbo, em 1085, Flâmula, filha de Honorigo, fizera doação de tudo o que tinha à Igreja de Alquerubim. Tem fraternidade dominicana. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1956-12-15. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1619.

3.Angeja (Virgem das Neves) – curato / Freiras do Convento de Jesus de Aveiro
Era anexa da igreja de São Miguel de Fermelã, dependente do convento de Jesus de Aveiro. Teve foral dado por Dom Manuel em Lisboa a 15 de Agosto de 1514. O senhorio dos lugares de Angeja e Pinheiro, Assequins e Figueiredo, esteve nos Albuquerques vagas por falecimento passando em 1640 toda a jurisdição a Francisco Moniz. D. João V, em 21 de Janeiro de 1714 fez mercê do titulo de Marques de Angeja a D. Pedro António de Noronha Albuquerque e Sousa, 2º conde de Vila Verde. O concelho de Angeja, um dos mais antigos de Portugal, foi suprimido pelo decreto de 24 de Outubro de 1855. Tem Centro Social Paroquial, instituído em 1989-06-05. Tem o agrupamento de Escuteiros 1145, tendo como Patrono Nossa Senhora das Neves. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758.Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1632.

4.Branca (São Vicente) - priorado / Coroa
Era do Padroado Real sendo donatário o Marques de Angeja. Era antigamente da comarca de Estarreja, e até 24 de Outubro de 1855 do concelho de Pinheiro da Bemposta, que foi então suprimido. Foi antigamente do Bispado de Coimbra. Tem Centro Social Paroquial de S. Vicente da Branca, com Instituição em 1987-11-23. Tem o agrupamento de Escuteiros 1116, tendo como Patrono São Vicente. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1600.

5.Frossos (São Paio) – reitoria / Reitor de São João de Loure e Freiras do Convento de Jesus de Aveiro
A antiga freguesia de São Paio de Frossos era reitoria da apresentação do Mosteiro de Jesus de Aveiro. Anexa da Igreja de S. João do Loure. Pertenceu ao antigo concelho de Angeja, extinto pelo decreto de 31 de Janeiro de 1853 pelo qual passou para o de Albergaria. Teve foral dado por Dom Manuel, em Lisboa, a 22 de Março de 1514. Tem Centro Social Paroquial de São Paio de Frossos, instituído em 2003-02-15. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1651.

6.Ribeira das Fráguas (São Tiago) – curato / Coroa, Bispo e Prior de Palmaz
A antiga freguesia de São Tiago de Ribeira de Fráguas, no termo da vila de Bemposta, foi curato da apresentação do priorado da freguesia de Palmaz. Em 1839 pertencia ao concelho de Pinheiro da Bemposta, extinto por decreto de 24 de Outubro de 1855, pelo qual passou para o de Albergaria. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1618.

7.São João de Loure (São João Baptista) – vigararia / Freiras do Convento de Jesus de Aveiro
A freguesia de São João de Loure era vigararia da apresentação do Mosteiro de Jesus da cidade de Aveiro. Mais tarde foi reitoria. Em 1839 pertencia ao concelho de Aveiro e, em 1852, ao de Albergaria-a-Velha. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1631.

8.Vale Maior (Santa Eulália) – reitoria / Freiras do Convento de Jesus de Aveiro
O lugar de Vale Maior, em 1708, pertencia à freguesia de Santa Cruz de Albergaria. Posteriormente constituiu uma paróquia da invocação de Santa Eulália, que era reitoria da apresentação do Mosteiro de Jesus de Aveiro. Tinha como anexa a igreja de Albergaria-a-Velha. Tem Centro Social Paroquial de Santa Eulália de Vale Maior, instituído em 2001-11-07. Tem o agrupamento de Escuteiros 1178, tendo como Patrono S. Sebastião. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1615.

ÁGUEDA

1.Agadão (Santa Maria Madalena) – curato / Casa do Infantado e Prior de Castanheira do Vouga
A igreja era anexa da freguesia de Castanheira do Vouga, que também apresentava anualmente o prior. Era donatário a Casa do Infantado. Pertenceu ao antigo concelho do Vouga, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853, decreto que criou o concelho de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1603.


2.Aguada de Baixo (São Martinho) – priorado / Bispo e Mitra de Coimbra e Prior de Barrô
A igreja era anexa da igreja de Barro, antigo concelho de Óis da Ribeira. Dom Manuel deu-lhe foral em Lisboa a 12 de Setembro de 1514. Indérquina Pala deu, no ano de 957, à igreja de S. Salvador (Viseu) a sua vila rústica de Águeda com a respectiva igreja de S. Martinho. A 12 de Novembro do ano de 961, anexou ao Mosteiro do Lorvão diversos bens, com aquela igreja e a vila de Aguada. A 15 de Fevereiro de 1132, D. Afonso Henriques deu-lhe carta de couto ao bispo D. Bernardo da diocese conimbricense. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758.Tem registos paroquiais  no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1574.

3.Aguada de Cima (Santa Eulália) – priorado / Universidade de Coimbra
A igreja era da apresentação da Universidade de Coimbra. Recebeu foral dado por Dom Manuel em Lisboa a 23 de Agosto de 1514. Tem o agrupamento de Escuteiros 969, tendo como Patrono Santa Eulália. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1601.

4.Águeda (Santa Eulália) – priorado / Duque e Casa de Aveiro e Coroa
Foi a partir desta paróquia que se criou a da Borralha. O Padroado de Santa Eulália de Águeda era da Casa de Aveiro, tendo ido no século XVIII para a Coroa. Dom Manuel inclui Águeda no foral que deu a Aveiro em Lisboa, a 4 de Agosto de 1515. Tinha Juiz ordinário, até 1834, e era da Universidade de Coimbra Tem Misericórdia fundada em 1859-11-12, com o lar de idosos Conde Sucena tendo como patrono a Virgem da Boa Morte. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1953-10-01. Tem o agrupamento de Escuteiros 141 tendo como Patrono Santa Eulália. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo, de 5 de Abril de 1758. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1608.

5.Barrô (Santo André) - priorado/ Bispo e Mitra de Coimbra
A antiga freguesia de Santo André de Barrô era da apresentação da Mitra de Coimbra; Tem o agrupamento de Escuteiros 1102, tem como Patrono Santo André. A 15 de Fevereiro de 1132, foi coutada do Bispo D. Bernardo de Coimbra, por doação de D. Afonso Henriques. Dom Manuel deu-lhe foral em Lisboa a 12 de Setembro de 1514. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1630.

6.Belezaima do Chão (São Pedro) – priorado / Casa de Bragança
A antiga freguesia de São Pedro de Belazaima do Chão era priorado da apresentação in solidum da Casa de Bragança no termo de Aveiro e na antiga comarca de Esgueira. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1699.

7.Borralha (Virgem de la Salette)
A paróquia foi instituída em 1968-02-06, criada a partir da área da paróquia de Águeda. Tem Centro Social Paroquial da Borralha instituído em 1992-07-06. Tem o agrupamento de Escuteiros 960, tendo como Patrono Nossa Senhora de La-Salete. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

8.Castanheira do Vouga (São Mamede) – priorado / Casa do Infantado e Condes da Feira
Esta igreja era anexa da de Agadão sendo da apresentação da Casa do Infantado e Condes da Feira. Era antigamente da Comarca de Feira, à qual chamavam Castanheira da Beira e de que eram donatários os Condes da Feira. Era sede do antigo concelho do Vouga extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou ao concelho de Águeda. Teve foral dado por El-Rei Dom Manuel a 6 de Junho de 1514. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1580.

9.Espinhel (Virgem da Assumpção) – vigararia / Casa de Bragança
A antiga freguesia de Nossa Senhora da Assumpção de Espinhel, dependia do concelho antigo de Ois da Ribeira e da apresentação da Casa de Bragança. A igreja de Santa Maria de Espinhel foi uma das transferidas a comenda da Ordem de Cristo, por concessão de Leão X a D. Manuel I. Teve foral dado por Dom Manuel em 1514. O lugar de Casal de Álvaro teve foral independente de 1519. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1624.

10. Lamas do Vouga (Santa Maria) – priorado /  Duque de Aveiro e Coroa
Foi um priorado da apresentação dos Duques de Aveiro e passou para a coroa, quando esta família se extinguiu, no reinado de Dom José. Pertenceu ao concelho do Vouga, extinto a 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou ao concelho de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1577.

11. Macieira de Alcoba (São Martinho) – curato / Prior das Talhadas
Esta igreja era anexa da igreja de Talhadas. Pertenceu ao antigo concelho do Vouga extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou ao concelho de Águeda. Em 1862 aparece na comarca e no concelho de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1610.

12. Macinhata do Vouga (São Cristóvão) – priorado / Coroa e Duque de Lafões
A antiga freguesia de São Cristóvão de Macinhata era priorado da apresentação do Marquês de Arronches e do Duque de Lafões. Pertenceu ao antigo concelho do Vouga extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou ao concelho de Águeda. Em 1839 aparece na comarca de Aveiro e em 1852 na comarca de Águeda. Tem Centro de Bem-Estar Social de Macinhata do Vouga, instituído em 1963-09-09. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1556.

13. Óis da Ribeira (Santo Adrião) – priorado / Casa de Bragança
A antiga freguesia de Santo Adrião de Óis da Ribeira, era vigararia da apresentação da Casa de Bragança, passando depois a priorado. Era sua donatária a Casa de Bragança. Esta antiga povoação que teve outrora a categoria de vila, teve foral dado por Dom Manuel a 2 de Junho de 1516. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1657.


14. Préstimo (São Tiago) – curato / Reitor de Valongo do Vouga e Duque de Lafões
Esta igreja era anexa da de Valongo do Vouga sendo curado anual da apresentação do respectivo reitor e mais tarde vigararia da apresentação do Duque de Lafões. Foi outrora vila da comarca de Esgueira e em 1706 era seu donatário Dom João de Melo. Em 1840 pertencia ao concelho do Vouga que foi extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo que passou ao de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1741.

15. Recardães (São Miguel) – priorado / Roma, Bispo e Mitra de Coimbra, Coroa e Ordem de Cristo
A apresentação desta igreja era da Santa Sé e Mitra de Coimbra, Coroa, alternadamente e da Ordem de Cristo. Foi outrora vila, pertencente à extinta comarca de Esgueira, da qual foi donatário o Duque de Aveiro e depois a coroa. Dom Manuel deu-lhe foral em Lisboa, a 20 de Março de 1516 embora conste que o primeiro foral fora dado a Recardães pelos templários no ano de 1150. Tem Centro Social e Paroquial de Recardães, instituído em 1995-07-12. Tem o agrupamento de Escuteiros 1045, tendo como Patrono São Miguel. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1648.


16. Segadães (São Pedro) – priorado / Coroa e Duque de Aveiro
A antiga paróquia de Segadães pertenceu à antiga comarca de Esgueira, era seu donatário o Duque de Aveiro, até 1759, passando depois a Coroa. Em 1840 pertencia ao concelho do Vouga extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou a Águeda. Esta extinta vila teve foral, dado por Dom Manuel, em Lisboa, a 20 de Março de 1516. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1654.

17. Travassô (São Miguel)- curato / Frades do Convento de Grijó
A antiga freguesia de São Miguel de Travassô, no termo da vila de Óis da Ribeira, era priorado da apresentação do Convento de Grijó e depois Convento de Mafra. Estava incluído no foral de Segadães dado por Dom Manuel, em Lisboa, a 20 de Março de 1516. Tem o agrupamento de Escuteiros 853, tendo como Patrono São Miguel. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1640.

18. Trofa do Vouga (São Salvador) – priorado / Senhores da Trofa
A freguesia de São Salvador da Trofa, na antiga comarca de Esgueira, era priorado da apresentação da família Lemos, à qual pertencia Duarte de Lemos que se precipitou a cavalo da ponte de Coimbra ao rio para não passar junto ao rei D. Filipe de Castela. El-Rei Dom Manuel concedeu-lhe foral, em Lisboa, a 20 de Março de 1517. Este concelho foi extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853. Tem o agrupamento de Escuteiros 1084, tendo como Patrono São Sebastião Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1634.

19. Valongo do Vouga (São Pedro)  – vigararia / Coroa e Duque de Lafões
A freguesia de São Pedro de Valongo era vigararia da apresentação da Casa Real e posteriormente dos Marqueses de Arronches e do Duque de Lafões. Teve como anexa a igreja de Préstimo. Em 1840, esta freguesia pertencia ao concelho do Vouga, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou ao de Águeda. Tem Centro Social Paroquial de Valongo do Vouga, instituído em 1983-07-28. Tem o agrupamento de Escuteiros 875, tendo como Patrono São Pedro. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1608.


SEVER DO VOUGA

1.Cedrim (São João Baptista) - curato / Vigário de Ribeiradio
A antiga freguesia de São João Baptista de Cedrim era curato anual da apresentação do vigário de São Miguel de Ribeiradio, no Couto de Esteves, no antigo concelho de Sever. Foi anexada ao concelho de Albergaria-a-Velha por decreto de 21 de Novembro de 1895 que suprimiu o de Sever do Vouga e voltou a este, restaurado pelo decreto de 13 de Janeiro de 1898. Em 1839 aparece na comarca de Estarreja; em 1852 na comarca de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1610.

2.Couto de Esteves (Santo Estêvão) – curato / Vigário de Ribeiradio
A antiga freguesia de Santo Isidoro do Couto de Esteves, era curato da apresentação do vigário de São Miguel de Ribeiradio, no antigo concelho de Sever do Vouga. Pertencia ao Mosteiro do Lorvão e depois foi concelho da coroa e pertencia à antiga comarca de Esgueira. Em 1755 aparece na comarca de Esgueira; em 1839 na comarca de Estarreja; em 1852 na comarca de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1633.

3.Dornelas (Virgem de Fátima)  – curato / Vigário de Pena Verde
A paróquia foi instituída em 1989-12-08. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

 4.Paradela do Vouga (Virgem do Loretto) – curato / Abade de Pessegueiro do Vouga
A antiga freguesia de Nossa Senhora do Loreto de Paradela era curato da apresentação da Abadia de Pessegueiro no antigo concelho de Sever. Em 1839 aparece na comarca de Estarreja; em 1852 na comarca de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1751.

 5.Pessegueiro do Vouga (São Martinho) – abadia / Papa e Bispo de Coimbra
A freguesia de São Martinho de Pessegueiro era Abadia da apresentação da Mitra de Coimbra, no antigo concelho de Sever. Foi anexada ao concelho de Albergaria-a-Velha, pelo decreto de 21 de Novembro de 1895, que suprimiu o concelho de Sever do Vouga, voltando a este, restaurado por decreto de 13 de Dezembro de 1898. Em 1839 aparece na comarca de Estarreja; em 1852 na comarca de Águeda. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1565.

 6.Rocas do Vouga (São João Baptista) – curato / Abade de Sever do Vouga
A antiga freguesia de São João Baptista de Rocas do Vouga era curato anexo e da apresentação da freguesia de Santa Maria de Sever. A antiga povoação pertenceu até 1834 ao Couto de Esteves. Em 1839 aparece na comarca de Estarreja; em 1852 na comarca de Águeda. Tem o agrupamento de Escuteiros 1986, tendo como Patrono São João Baptista. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1638.

 7.Sever do Vouga (Santa Maria) – abadia / Papa e Bispo de Coimbra
Teve foral, dado por Dom Manuel, em Lisboa, a 29 de Abril de 1514. Tem Misericórdia fundada em 1955-01-14, com jardim-de-infância. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1611.

 8.Silva Escura (São João Baptista) – abadia / Casa de Abrantes e Conde de Penaguião
A antiga freguesia de São João Baptista de Silva Escura, no concelho de Sever, era Abadia do Conde de Penaguião da apresentação dos Marqueses de Fontes e mais tarde do Marquês de Abrantes. Tem Centro Social Maria da Glória Almeida Pinho, instituído em 1945-05-10. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1566.

 9.Talhadas (São Mamede) – priorado / Coroa
Esta Igreja era do Padroado real, sendo este a fazer a apresentação do pároco. A antiga freguesia de São Mamede de Talhadas, no termo de Aveiro, era priorado da apresentação do padroado real. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1627.

OLIVEIRA DO BAIRRO

1.Amoreira da Gândara (São Martinho)
Paróquia do Arciprestado de Oliveira do Bairro, embora freguesia do concelho de Anadia. A +paróquia foi instituída em 1930-02-12, desmembrada de Sangalhos. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

2.Bustos (São Lourenço)
A paróquia foi instituída em 1925-03-10, desmembrada a partir da paróquia da Mamarrosa. Tem a Fundação Frei Gil, instituída em 1991-03-15, instituição de ensino Católica. Tem registos paroquiais próprios no respectivo Cartório Paroquial a partir da data da criação da paróquia.

3.Fermentelos (Santo André) – curato / Coroa e Prior de Requeixo
Paróquia do Arciprestado de Oliveira do Bairro embora seja freguesia do concelho de Águeda. Esta paróquia foi desanexada no séc. XIIII, da paróquia de Requeixo. O pároco era apresentado anualmente pelo reitor da Igreja de Requeixo sedo do padroado Real. Em 1839 aparece na comarca de Aveiro; em 1852 na mesma comarca e no concelho de Eixo; em 1862 na comarca de Anadia e concelho de Oliveira do Bairro. Tem o agrupamento de Escuteiros 789, tendo como Patrono Santo André. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1742.
4.Mamarrosa (São Simão) – curato / Reitor de Soza
A Igreja era anexa da reitoria de Soza e cabia a este Reitor apresentar o Cura. Foi a partir do território desta paróquia que se criou a Paróquia de Bustos. Competia ao Duque de Lafões conservar e paramentar a capela-mor e a sacristia desta igreja. Pertenceu ao antigo concelho de Mira e passou para o de Oliveira do Bairro, pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853. Em 1839 aparece na comarca da Figueira da Foz e no concelho de Cantanhede; em 1852 na comarca de Anadia e no concelho de Mira. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1618.
5.Nariz (São Pedro) - priorado / Casa de Bragança
Paróquia do Arciprestado de Oliveira do Bairro embora seja freguesia do concelho de Aveiro. Foi instituída em 1819, sendo desanexada da paróquia de Requeixo. A antiga freguesia de São Pedro de Nariz era da apresentação da Casa de Bragança, no termo da vila de Esgueira. Pertenceu ao antigo concelho de Eixo, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853 pelo qual passou ao de Oliveira do Bairro. Pelo decreto de 4 de Dezembro de 1872 foi anexada ao concelho de Aveiro. Tem Centro Social Paroquial de São Pedro de Nariz, instituído em 1984-10-29. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1819.
6.Oiã (São Simão) – curato / Vigário de Espinhel e Duque de Lafões
Esta igreja Paroquial era curato da apresentação do Duque de Lafõesanexa da de Espinhel. Em 1839 aparece na comarca e no concelho de Aveiro; em 1852 na comarca de Anadia e no concelho de Oliveira do Bairro. Tem fraternidade dominicana. Tem o agrupamento de Escuteiros 1143, tendo como Patrono São Simão. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1600.
7.Oliveira do Bairro (São Miguel) – priorado / Coroa e Duque de Lafões
A Igreja era um padroado vitalício da apresentação do Padroado Real e seus donatários o Marques de Arronches e depois o Duque de Lafões. Teve como igreja anexa a do Troviscal. Em 1755 aparece na comarca de Esgueira; em 1839 na comarca de Aveiro; em 1852 na comarca de Anadia. Tem Misericórdia fundada em 1920, com Centro Social para crianças e deficientes e lar de idosos. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1544.
8.Palhaça (São Pedro)
A Paróquia foi instituída em 1804. A antiga paróquia de São Pedro da Palhaça era reitoria da apresentação do Duque de Lafões, no termo de Aveiro. Até à criação da paróquia pertencia à Igreja de Soza, da qual foi desmembrada. Tem Centro Social Paroquial de São Pedro da Palhaça, instituído em 1978-12-14. Tem o agrupamento de Escuteiros 970, tendo como Patrono São Pedro. Tem um Museu, criado em 1981 e que recebeu o decreto de erecção em 1996-11-05. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1804.
9.Sangalhos (São Vicente) – vigararia / Freiras do Convento de Santa Clara de Coimbra
Paróquia do Arciprestado de Oliveira do Bairro embora do concelho de Anadia. Esta igreja é uma vigararia da apresentação do Mosteiro de Santa Clara de Coimbra. Teve como anexa a igreja de Avelãs de Caminho. Foi do território da Igreja de Sangalhos da qual foi desanexada a paróquia de Amoreira da Gândara. Tem foral dado por Dom Manuel de 1515-08-20. Tem Misericórdia fundada em 1932-10-18. Tem Jardim-de-infância, Centro de Idosos. Tem o agrupamento de Escuteiros 681, tendo como Patrono São Vicente. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1551. 
10.Troviscal (São Bartolomeu) – curato / Prior de Oliveira do Bairro
Esta igreja era dependente da Igreja de Oliveira do Bairro e era o Prior de Oliveira do Bairro que fazia anualmente a apresentação do pároco. Em 1840 pertencia ao concelho de São Lourenço do Bairro, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou ao de Oliveira do Bairro. A antiga freguesia de São Bartolomeu do Troviscal, no termo de Recardães, era curato anual da apresentação do prior de Oliveira do Bairro. Tem fraternidade dominicana. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1648.

ANADIA

1.Aguim (Virgem do Ó) - priorado / Sé de Coimbra 
A antiga freguesia de Aguim foi por D. Afonso Henriques em carta de Julho do ano 1140 (era 1178), como paga de serviços, feita Couto de Aguim (Aguiin), compreendendo nele as povoações de Tamengos, Mata e Horta, e dada ao cabido da Sé de Coimbra. Dom Manuel deu-lhe foral, em Lisboa, no dia 1 de Julho de 1514. Já tinha foral velho, dado no Claustro da Sé de Coimbra, pelo Leão e Cabido, a 24 de Setembro de 1258.

2.Ancas (Virgem da Assumpção) – priorado / Coroa e Casa de Aveiro
Esta paróquia era da apresentação da Casa de Aveiro e posteriormente do Padroado Real. A antiga freguesia de Nossa Senhora da Assunção de Ancas no termo da vila de Recardães era priorado da apresentação do Duque de Aveiro e depois da Casa Real. Pertenceu ao concelho de São Lourenço do Bairro extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, passando por esse mesmo decreto ao concelho de Anadia. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1638.

3.Arcos (São Paio) – priorado / Coroa e Almadas
A igreja era da apresentação do Padroado real e o pároco era apresentado seu donatário a familia Almadas, em 1708 Cristóvão de Almada. Teve como igreja anexa a de Mogofores. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1964-06-23. Tem Misericórdia fundada em 1908, com jardim-de-infância; lar de idosos “José Luciano de Castro”; Centro de Dia de Idosos Complexo “Seabra de Castro”. Tem o agrupamento de Escuteiros 221, tendo como Patrono São Rafael. Antiga freguesia de São Paio de Arcos era priorado do padroado real, no termo da vila de Avelãs de Caminho. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1582.

4.Avelãs de Caminho (Santo António) - curato/ Freiras do Convento de Santa Clara de Coimbra
O Convento de Santa Clara de Coimbra era Donatária desta paróquia, cabendo ao mesmo fazer a apresentação do Pároco. Foi seu donatário o Marques de Marialva Teve foral passado em Lisboa por Dom Manuel a 13 de Novembro de 1514. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo de 1758.Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1779.

5.Avelãs de Cima (São Pedro) – priorado / Coroa e Almadas
Esta Igreja era da apresentação de seu donatário a família Almada, em 1708, Cristóvão de Almada e mais tarde do Padroado real. Teve foral dado em Lisboa por Dom Manuel a 10 de Janeiro de 1514. Tem o agrupamento de Escuteiros 836, tendo como Patrono São Pedro. Tem informação ou memória paroquial na Torre do Tombo, de 26 de Abril de 1758.Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1576.

6.Mogofores (Virgem da Conceição) - curato / Prior de Arcos
Paróquia de padroado Real e apresentação do prior de São Paio dos Arcos. Teve foral dado por Dom Manuel em Lisboa a 12 de Dezembro de 1514. Em 1839 aparece na comarca de Aveiro; em 1852 na comarca de Anadia. Tem o agrupamento de Escuteiros 772, tendo como Patrono São Domingos Sávio. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1600.

7.Moita (São Tiago) – priorado / Coroa e Almadas
A antiga freguesia de Santiago da Moita era priorado da apresentação do padroado Real da família dos Almadas, em 1708 Cristóvão de Almada. Tem Centro Social Paroquial da Moita de Anadia, instituído em 1956-09-21. Tem a instituição Património dos Pobres, instituída em 1956-09-21. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1565.

8.Ois do Bairro (Santo André) – curato / Convento de São Domingos de Coimbra Colégio de São Tomás de Coimbra
A igreja era in solidum do Padroado do Convento de São Domingos de Coimbra sendo o reitor do colégio de São Tomás de Coimbra a apresentar o pároco. Pertenceu ao concelho de São Lourenço do Bairro, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, pelo qual passou ao concelho de Anadia. Dom Manuel deu-lhe foral em Lisboa a 12 de Setembro de 1514. Em 1839 aparece na comarca de Aveiro e em 1852 na comarca de Anadia. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1649.

9.Paredes do Bairro (São Tomé)
A paróquia foi instituída em 1995-12-11. Tem registos paroquiais no respectivo Cartório Paroquial a partir da data de criação da Paróquia.

10.São Lourenço do Bairro (São Lourenço) – priorado / Marquês de Cascais e Casa da Rainha
O Pároco no séc. XVIII era da apresentação do Marquês de Cascais e Casa da Rainha. Era seu donatário o Marques de Louriçal. Pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853 foi extinto o concelho e São Lourenço do Bairro, pelo qual passou ao de Anadia.  Teve foral passado por Dom Manuel datado de Lisboa a 5 de Abril de 1514. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1600.

11.Tamengos (São Pedro) - priorado / Sé de Coimbra
A antiga freguesia de São Pedro de Tamengos, no concelho da Mealhada, era priorado da apresentação do cabido da Sé de Coimbra. Dom Manuel deu-lhe foral, em Lisboa, no dia 1 de Julho de 1514. Já tinha foral velho, dado no Claustro da Sé de Coimbra, pelo Leão e Cabido, a 24 de Setembro de 1258. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1658.

12.Vila Nova de Monsarros (São Miguel) - priorado / Sé de Coimbra
Vila Nova de Monsarros, na antiga comarca de Coimbra, era freguesia, da invocação de São Miguel. Era da apresentação do Cabido da Sé de Coimbra. Teve fora dado por Dom Manuel, em Lisboa, a 9 de Dezembro de 1514. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1551.

13.Vilarinho do Bairro (São Miguel) – priorado / Coroa e Casa de Bragança
Esta paróquia era do Padroado Real, pelo que o pároco era apresentado pela Casa de Bragança. Teve foral passado por Dom Manuel datado de Lisboa a 5 de Abril de 1514. Foi sede do antigo concelho de São Lourenço do Bairro, extinto pelo decreto de 31 de Dezembro de 1853, passando por este mesmo decreto ao concelho de Anadia. Tem registos paroquiais no Arquivo Distrital de Aveiro desde 1610.

Hugo Cálão
Mestre em História e Património

Sem comentários:

Enviar um comentário